quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Biografia de James Watt

"Não existe nada mais tolo do que inventar."
James Watt

 Watt nasceu a 19 de janeiro de 1736, em Greenock, Escócia. Não era uma criança prodígio. Tímido e inseguro, o menino sofria com terríveis dores de cabeça, que se prolongaram até a idade adulta. Desse modo, muitos eram os dias em que James ficava fechado no quarto. Para distraí-lo o pai lhe dava, como brinquedo, diversos instrumentos de navegação, bússolas e sextantes, que ele desmontava e consertava.
Aos 16 anos, Watt partiu para Glasgow em busca de trabalho e foi empregado como aprendiz numa fábrica. Ao fim de três anos, decidiu tentar a sorte em Londres.

Em 1757 foi admitido, na qualidade de fabricante de instrumentos de medida, na Universidade de Glasgow. O trabalho na universidade tornou possível seu encontro com o motor a vapor de Newcomen, o mais avançado da época. Dois anos antes, ele já discutira com seus amigos algumas idéias para melhorá-lo. Além disso, tinha tentado realizar algumas experiências sem bons resultados. Agora ele dispunha de um motor e das peças necessárias para reconstruí-lo.

Watt conseguiu descobrir que, para melhorar seu funcionamento, era necessário elevar a temperatura do vapor, resfriando-o depois bruscamente durante a expansão. Acrescentou o condensador de vapor e outros artifícios destinados a melhorar o rendimento do motor. Depois dessas modificações o resultado era muito semelhante ao dos motores atuais.


Em 1769, o motor de Watt foi patenteado pelo engenheiro Matthew Boulton. O motor de Watt ficou famoso ao drenar uma mina alagada em dezessete dias, enquanto os motores tradicionais levavam meses para fazê-lo.

Watt propôs também que seu motor fosse utilizado para operar os elevadores subterrâneos. O motor tinha numerosas aplicações e como substituía os cavalos, para dar ao comprador uma idéia de sua capacidade, a potência era expressa pelo número de cavalos que podia substituir, gerando a expressão “cavalo-de-força”.

Watt morreu em Heathfield Hall, na Inglaterra, em 1819, com 83 anos.

Por suas contribuições ao desenvolvimento do motor a vapor, o Sistema Internacional de Unidades adotou em 1889 uma nova unidade de medida de potência e batizou-a de watt(W).

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário