sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Biografia de Ernest Rutherford

"Se você não consegue explicar um resultado em termos simples e não técnicos, é porque não chegou a compreendê-lo." Ernest Rutherford


Ernest Rutherford nasceu em 1871 na cidade de Spring Grove, Nova Zelândia. Em 1895 muda-se para a Inglaterra e completa os estudos na Universidade de Cambridge.
De 1898 a 1907 foi professor de Física da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá. Revela o fenômeno da radioatividade com base em pesquisas com o tório, feitas em colaboração com o químico Fredericky Soddy.
Em 1902, ambos conseguem provar que a radioatividade é um fenômeno que resulta da desintegração espontânea de elementos químicos dos átomos em outros completamente distintos e também radioativos. Apesar de ser um físico, recebe o Prêmio Nobel de Química em 1908, pelas pesquisas sobre a radioatividade.
De volta a Cambridge em 1919, desenvolve a moderna concepção do átomo como um núcleo em torno do qual elétrons giram em órbitas elípticas. No mesmo ano, realiza a primeira transmutação induzida, também conhecida como reação nuclear: bombardeia com partículas alfa um núcleo de nitrogênio e o transforma em oxigênio.
O modelo atômico criado por Rutherford.
Suas experiências levam à descoberta dos meios para a obtenção de energia nuclear. Em 1931 é agraciado com o título de lorde de Nelson pela Coroa britânica. Morre em Cambridge.





Um comentário:

  1. Eu notei que, até agora, o Rutherford é o único físico que não é europeu. Tem um inglês, um alemão, dois suecos, um italiano, um escocês e um francês.

    ResponderExcluir