quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Biografia de Anders Celsius


Anders Celsius nasceu na cidade de Uppsala, na Suécia, em 27 de novembro de 1701.
Tornou-se professor de Astronomia na Universidade de Uppsala em 1730. Suas investigações astronômicas foram reunidas nas obras “Novo método de determinação da distância do Sol à Terra” e “Sobre observações para a determinação da configuração da Terra”.
Também se devem a Celsius importantes observações sobre o fenômeno da aurora boreal, que ele apresentou em uma monografia publicada em 1733. Celsius supervisionou a construção do Observatório Astronômico de Uppsala, do qual foi nomeado diretor em 1740.
O astrônomo também participou, de 1736 a 1737, de uma expedição científica à Lapônia, cujo objetivo era medir um arco de meridiano. A medição, entre Pello, ao norte, e Tornea, ao sul, indicou uma amplitude de 57'30'', ligeiramente inferior a um grau.
Dentre outros méritos, essa expedição concluiu que a teoria de Newton, que dizia que a Terra se achatava nos pólos, estava correta.
A maior contribuição de Celsius, no entanto, foi a invenção do termômetro centígrado e da unidade de medida que leva seu nome.
Celsius marcou em um termômetro a temperatura de fusão* e a de ebulição** da água, e atribuiu a elas os valores 0 e 100, respectivamente. Celsius dividiu a distância entre as temperaturas em cem partes iguais, cada parte sendo um grau Celsius.Em 1724, Celsius apresenta à Academia das Ciências da Suécia seu relatório sobre a nova escala termométrica.
A escala termométrica de Celsius é posterior às escalas de Fahrenheit, proposta em 1724, e de Réaumur, de 1730.
Morreu em 25 de abril de 1744, de tuberculose, aos 42 anos.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário